Terminado há pouco, tendo gostado muito deste livro. Se há livros que nos ensinam muita coisa, este é um deles. São muitas personagens - no fim há um resumo de 13 (!) páginas com o nome de Dramatis Personae -, o que, por vezes, é um pouco confuso. O livro é um bocadinho descritivo e, como (ainda) não li os outros livros da escritora, "só" lhe dei 4 estrelas.
É o meu primeiro livro desta escritora querendo ler outros dela. Nomeadamente, o D.Maria II que penso que, quer em termos históricos, quer em termos de livros de Isabel Stiwell, é o livro que se segue.
Durante os meus anos de Escola em que tive História, nunca liguei muito à disciplina. Não tinha dificuldades em ter boas notas, mas a disciplina nunca me disse muito. Parecia-me - não sei se com ou sem razão - uma disciplina que era para decorar, mas que não contribuía em nada para o meu crescimento pessoal.
Anos mais tarde, aliás, muitos anos mais tarde, já na faculdade venho a ter História da Matemática, do meu curso "Ensino de Matemática". Essa disciplina tornou-se uma das disciplinas que mais gostei, talvez porque percebi o seu objetivo.
Para quem estuda Matemática e, principalmente, para quem a vai ensinar, deve saber em termos históricos, quem foi quem, as contribuições de cada matemático, a origem dos conceitos, etc.
Nestas últimas semanas, li este e outro romance histórico, muito mais do que li nos últimos anos, tirando os livros técnicos é claro. Mesmo tendo gostado bastante de ter tido na faculdade História da Matemática, tinha alguma resistência em ler romances históricos. Pensava (erradamente) que eram chatos, maçudos, que me ia aborrecer com a sua leitura. Li, como alguns de vocês devem saber, "O Retorno" (com review aqui no blog) e adorei. Desta vez li este "D.Maria I - Uma rainha atormentada por um segredo que a levou à loucura". Tenho de agradecer à Miuda Geek, que tem cana no Youtube, devido ao (evidente) gosto dela por romances históricos, tendo-me levado a abandonar o meu preconceito com os mesmos.
Então, o que é que este D.Maria I - Uma rainha atormentada por um segredo que a levou à loucura?
É sobre a primeira rainha de Portugal, sobre a sua regência e, principalmente, sobre o segredo que tinha com Teresa de Melo, a priora da Estrela.
O romance inicia-se alguns anos depois do terramoto de 1755, já em 1777 e decorre até 1792, inicialmente ainda no reinado de D.José I e no tempo de Sebastião de Carvalho e Melo, mais conhecido por Marquês de Pombal. Mesmo deste fiquei a saber um pouco melhor sobre ele.
Gostei muito de D.Maria I, da Rosa, a "dama" preferida da rainha - é uma dos doze anões negros na corte, facto que eu desconhecia totalmente-, tendo gostado também de Robert Walpole, embaixador inglês em Portugal. Destaco também Teresa de Melo.
Foi através do pedido desta última que a rainha mandou construir a Basílica da Estrela (em Lisboa), facto que eu, na minha ignorância, não fazia ideia.
Saúdo (e invejo) o trabalho de Isabel Stilwell, para nos trazer este romance histórico. Irei, como já referi, ler mais livros dela.
Comentários
Enviar um comentário