Este foi o primeiro livro que li - tendo terminado há minutos - desta escritora.
Basicamente, é a história de uma rapaz que um dia sem que ninguém sequer tenha isso nos seus maiores pesadelos, se passa e do nada (?) entre na sua escola e mata alguns colegas da escola.
No entanto, o livro é muito mais do que isto, está muitíssimo bem construído, todos os acontecimentos que levaram este adolescente a cometer este ato, assim como todas as implicações.
Esta edição que li tem 612 páginas, mas além da história ser absorvente, o livro tem muitos diálogos, o que o torna mais fácil de ler.
O livro tem como tema principal o bullying, além da posse de armas. Fez-me impressão as coincidências que existem entre os factos contados e aqueles que vamos sabendo noutros casos semelhantes, assim como um documentário que vi sobre um outro caso. Foi o caso da escola primária de Newtown no Connecticut (EUA) que ocorreu em Dezembro de 2014. Doí ver e ouvir aqueles relatos. Está na Netflix.
Passando-se numa escola, a comunidade educativa, nomeadamente as direções das escolas e os professores, têm de fazer bem mais do que aquilo que fazem. Têm de existir ações de sensibilização, tem de se poder fazer mais.
Não me vou alongar mais por causa dos spoilers, mas super recomendo. Não é um livro fácil de ler se pensarmos que é bem real (infelizmente). Nesse sentido não o é, mas é um livro que não se consegue largar. Dei-lhe cinco estrelas. Não podia dar mais.
Comentários
Enviar um comentário